13 Ferramentas Para Home Office No Coronavírus

O que é home office?

Home office significa escritório em casa, em tradução livre do inglês. O sistema é um regime bastante comum para profissionais autônomos e freelancers em que os funcionários trabalham remotamente. Esse esquema é cada vez mais adotado por grandes empresas para diminuir custos e aumentar a qualidade de vida de funcionários. No home office, os trabalhadores podem, por exemplo, evitar o trânsito e ganhar mais tempo livre para se dedicar a outras atividades, como fazer um curso ou praticar esportes.

Fazer home office não significa trabalhar exclusivamente em casa. Hoje em dia é muito comum o uso de espaços públicos como cafés, bibliotecas e livrarias com acesso à Internet, ou locais privados, como os co-working — locais onde pessoas e empresas têm acesso a uma estrutura básica para trabalhar, com mesas, cadeiras e energia elétrica. Outra prática comum em algumas companhias é a adoção de home office em um dia da semana.

Home office em tempos de Coronavírus

Por conta da pandemia de coronavírus, que atinge o planeta desde o início do ano, muitas empresas começaram a liberar seus funcionários para trabalharem de casa. No Brasil, desde a última semana, a recomendação é que as pessoas fiquem o máximo de tempo possível dentro de casa, em quarentena. Assim, ajudam a evitar transmissão da Covid-19. Diante dessa situação, muitas companhias viram no home office uma possibilidade de continuarem com suas atividades normais, sem que exponham seus funcionários ao risco de contágio da doença.

De acordo com o Google Trends, serviço que monitora buscas na Internet, o interesse pelo tema “home office” atingiu na primeira semana de março o nível mais alto dos últimos 90 dias, com aumento de 34% nas buscas do site em todo planeta. A expressão “work from home” (trabalhar de casa) registrou, no mesmo período, o maior número de buscas dos últimos três meses. Os Estados Unidos lideram as buscas pelo termo nos últimos três meses, com Cingapura e Índia na lista dos cinco países que mais pesquisaram o tema.

Segundo informações divulgadas pelo site Recode, desde o final de janeiro, a Microsoft registra um aumento de 500% no uso de videoconferência na China. O uso também cresceu nos Estados Unidos entre os funcionários da Microsoft: o volume de bate-papo no Microsoft Teams aumentou em 50%, enquanto as reuniões por videoconferência tiveram um aumento de 37%.

hands typing on laptop 4460x4460 - 13 Ferramentas Para Home Office No Coronavírus

Buscas por “home office” cresceram durante período de coronavírus — Foto: Divulgação/Creative Commons

Dicas para home office

Trabalhar em esquema de home office tem uma série de particularidades, diferentes do trabalho na empresa. Primeiramente, é preciso estabelecer uma rotina que seja mais próxima possível do usual. Isso começa pelo horário de trabalho, que deve estar bem definido. Tente manter sua produtividade, sem que seja necessário fazer horas extras. Além disso, respeite o horário de almoço e não se esqueça de levantar para tomar uma água.

Por outro lado, evite possíveis distrações, como conversas com familiares e brincadeiras com animais de estimação. Além disso, tente configurar um ambiente próximo ao do dia a dia, evitando trabalhar no sofá, na cama ou até mesmo de pijama. A ideia do trabalho em home office é focar na produtividade para que o funcionário consiga render tanto quanto se estivesse na empresa. A seguir, confira 13 programas para facilitar o trabalho em casa, caso você já tenha recebido o comunicado de home office durante a pandemia de coronavírus.

Ferramenta de comunicação com a equipe

1. Slack

O Slack é um software que aumenta a produtividade das conversas de trabalho, excluindo a necessidade de e-mails ou mensagens via WhatsApp. Toda a comunicação de um projeto é reunida em um só ambiente, com publicações que podem ser públicas ou privadas. A ferramenta faz integração com outros serviços, como Google Drive, Office 365 e Trello, e pode ser especialmente útil em períodos de home office, pois concentra toda a equipe. Além disso, evita misturar conversas pessoas e profissionais no WhatsApp, por exemplo.

slack - 13 Ferramentas Para Home Office No Coronavírus

Software centraliza toda a comunicação da empresa em só lugar — Foto: Divulgação/Slack

Ferramentas para videoconferências

2. Skype

O Skype é um dos serviços de chamada de voz e vídeo mais populares na Internet, e está disponível para celulares, tablets, TVs e consoles de jogos. A versão gratuita suporta até 20 usuários, enquanto a versão paga, o Skype for Business, permite conversar com até 250 pessoas em uma mesma chamada.

Com o Skype é possível trocar mensagens de texto, fazer reuniões, compartilhar arquivos e telas com outros usuários. As conversas são gratuitas, mas há cobrança em ligações para telefones convencionais.

3. Hangouts Meet

Simples e funcional para equipes que precisam conversar por vídeo, o Hangouts Meet é um programa do Google que está com recursos premium liberados para todos neste período de coronavírus — ou seja, não é preciso ser assinante de uma conta corporativa. A ferramenta permite agendar reuniões, mandar lembretes pelo calendário, fazer reuniões por vídeo e compartilhar arquivos. Ela está disponível para PC, além de celulares Android e iPhone (iOS).

google divide hangouts em chat e meet - 13 Ferramentas Para Home Office No Coronavírus

Hangouts Meet permite fazer videoconferências online — Foto: Divulgação/Google

4. Zoom Meetings

Com foco corporativo, o Zoom Meetings é uma ferramenta de videoconferência que possibilita fazer reuniões por vídeo entre duas pessoas ou com 500 participantes, além de webinars com até 10 mil pessoas. Também é possível compartilhar arquivos, textos e apresentações pelo bate-papo. A versão básica é gratuita, e pode ser acessada em PCs com Windows, macOS e Linux, além de smartphones Android ou iPhone.

captura 2020 01 03 18 02 33 - 13 Ferramentas Para Home Office No Coronavírus

Zoom permite fazer chamadas de vídeo e compartilhar a tela em reuniões — Foto: Divulgação/Zoom

Ferramentas para organização das tarefas da equipe

5. Trello

O Trello é uma ferramenta colaborativa para organizar tarefas individuais ou em grupo. Bastante intuitivo, o programa apresenta quadros em que são colocadas as listas de tarefas separadas por cartões coloridos com prazos e objetivos definidos.

A plataforma ainda oferece recursos de checklist para indicar pontos imprescindíveis ao projeto, upload de arquivos e etiquetas coloridas que permitem ao usuário separar os arquivos por temas. É semelhante à organização dos lembretes com post-its. O Trello oferece planos gratuitos e pagos, e está disponível para Android, iPhone e PC.
trello home - 13 Ferramentas Para Home Office No Coronavírus

Sistema ajuda funcionários a organizar tempo e trabalho — Foto: Divulgação/Trello

6. Clicksign

O Clicksign (clicksign.com) oferece gestão e assinatura de documentos com validade jurídica. O plano básico dá direito a cinco documentos por mês. Com a ferramenta, é possível assinar à distância documentos urgentes que não podem esperar o surto do Coronavírus.

7. Bitrix24

A Bitrix24 (bitrix24.com.br) é uma plataforma de gerenciamento de projetos e colaboração que gera relatórios, faz controle de tempo em atividades e possui grupo de bate-papo. A empresa ampliou a versão gratuita para uso ilimitado de usuários devido ao Coronavírus.

bitrix - 13 Ferramentas Para Home Office No Coronavírus

Bitrix oferece mais recursos gratuitos devido ao surto do Coronavírus — Foto: Divulgação/Bitrix

8. WeTransfer

O WeTransfer é um programa para compartilhamento de arquivos grandes pela Internet bastante útil para trabalho remoto. Na versão gratuita, é possível enviar até 2 GB de arquivos para até 20 e-mails. Para utilizar, é só fazer o download que o documento chega até o destinatário em forma de arquivo zipado.

captura 2019 10 22 16 42 42 - 13 Ferramentas Para Home Office No Coronavírus

WeTransfer permite compartilhar arquivos de até 2 GB — Foto: Reprodução/Paulo Alves

9. Postgrain

O Postgrain é um gerenciador de postagens para Instagram que permite compartilhamento no Facebook e Twitter. O serviço faz o agendamento das publicações por data e horário. Na versão gratuita, o usuário pode fazer até oito posts por mês.

postgrain - 13 Ferramentas Para Home Office No Coronavírus

Agende postagens para redes sociais durante trabalho remoto com o Postgrain — Foto: Divulgação/Postgrain

Ferramentas de compartilhamento de arquivos na nuvem

10. Google Drive

O Google Drive é um serviço de armazenamento na nuvem de arquivos como textos, fotos, vídeos e músicas. A ferramenta dispensa a necessidade de HD externo ou pen drives, além de permitir o compartilhamento dos documentos com outros usuários. Os arquivos, planilhas e apresentações do Google salvam automaticamente todas as alterações feitas na nuvem.

Essas características tornam a ferramenta muito prática e atrativa para as empresas. O programa funciona de forma integrada com outros produtos como Google Docs, Google Fotos, Google Sheets, Google Forms e Google Slides. Os 15 GB iniciais de armazenamento são gratuitos.

11. Dropbox

O Dropbox também armazena dados na nuvem e permite o compartilhamento de arquios. No entanto, a versão gratuita dá direito a apenas 2 GB de espaço de armazenamento. É possível conseguir mais espaço convidando amigos para utilizar o serviço.

12. OneDrive

O OneDrive é o serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece 5 GB de arquivos grátis para usuários de Android, iPhone (iOS) e no PC. A ferramenta também possui a funcionalidade “Cofre Pessoal” para guardar arquivos confidenciais protegidos por senha.

Ferramenta para controle de horas trabalhadas

13. Toggl

O Toggl é uma ferramenta de controle das horas trabalhadas disponível para PC, Android e iPhone (iOS) que mensura o tempo investido em cada projeto ou cliente. O programa faz essa contagem automaticamente por funcionário ou equipe, e gera relatórios detalhados, eliminando a necessidade do preenchimento de planilhas. Essa pode ser uma boa solução para fazer o controle de horas trabalhadas durante o home office.

9k= - 13 Ferramentas Para Home Office No Coronavírustoggl - 13 Ferramentas Para Home Office No Coronavírus

O Toggl ajuda funcionários e gestores saberem quanto tempo é investido em cada ação ou projeto — Foto: Divulgação/Toggl

Um abraço e até o próximo post

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Tenho um sonho de trabalhar home office mais meu trabalho não nome permite ainda . Feliz de quem tem esse previlegio principalmente em tempos do corona vírus.

    • Pois é Márcia, infelizmente não são todos que possuem esse “privilégio”, porém é uma tendência de mercado. obrigado pelo feedback

  2. Que bacana e útil sua ideia de compartilhar dicas nesse momento tão difícil… Eu não trabalho fora, então pra mim isso não é um problema no momento. Suas dicas são ótimos e muito aproveitosas!

  3. Nesses tempos de pandemia por coronavírus o home office tem se mostrado de suma importância. Parabéns pela iniciativa de divulgar tantas ferramentas úteis para quem vai trabalhar em casa, com certeza vai ajudar muitas pessoas!

  4. Oiii,
    em momentos do que estamos passando atualmente, muitos deviam fazer o home office e esse post informativo é essêncial!, parabéns!

  5. Oie! Achei bem interessante as dicas que você trouxe. Essa situação veio mudar a vida de várias pessoas. Quem não conhecia home office vai se familiarizar bastante. Essa semana conheci o Zoom e gostei muito da proposta. Um abraço, Érika =^.^=

  6. Nossa, até salvei seu post na minha barra de favoritos. Estou de Home Office e suas dicas serão muito úteis, com toda certeza!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

error: Conteúdo Protegido!