Como fazer SEO no site – 7 passos efetivos e práticos

Aprender como fazer SEO no site é fundamental para quem deseja trabalhar com blog, mini sites, ou qualquer tipo de conteúdo escrito.

Para quem trabalha com blog, é obrigatório conhecer sobre SEO, que são as práticas utilizadas para otimizar o artigo e torna-lo mais amigável para os mecanismos de busca (google, bing, yahoo, etc).

Como o Google é o buscador principal, sempre utilizamos os parâmetros que ele considera para ranqueamento.

Nesse artigo eu não falarei sobre SEO offpage, mas apenas sobre o SEO onpage que é aquele feito DENTRO do artigo.

Aplicar esses 7 passos que descreverei abaixo é a melhor forma de como fazer SEO no site e tornar seu conteúdo mais fácil de ser encontrado pelo público, e com isso tornar-se uma referência de ranqueamento para o Google. Vamos lá?

7 passos de como fazer SEO no site e ranquear mais rápido no Google

1 – Pesquisa de palavras chave (sugestão do Ubersuggest)

como fazer seo no site - Como fazer SEO no site – 7 passos efetivos e práticos

A principal forma de otimizar um texto para o Google é usando palavras chave que sejam iguais às que o público usa para pesquisar sobre o assunto.

Sugiro que use a ferramenta Ubersuggest para fazer pesquisa de palavras chave, pois ela é completa e gratuita, além de mostrar um panorama completo dos termos sugeridos.

Escolha uma palavra chave principal e algumas secundárias (no máximo 10) e use algumas expressões de cauda longa do tipo:

Como fazer bolo de cenoura com calda de chocolate.

Essa frase acima é uma cauda longa, tem menor número de buscas e, por isso, é considerada mais fácil de ranquear do que simplesmente usar “bolo de cenoura”.

2 – Palavra chave no título

Escolhida sua palavra chave principal, é preciso coloca-la em locais estratégicos do seu texto.

O título é o primeiro lugar onde essa palavra precisa aparecer, de preferência coloque logo no começo para que o Google reconheça mais facilmente o assunto do seu conteúdo.

Use títulos que causem curiosidade, para as pessoas sentirem vontade de clicar e ler o artigo inteiro.

Estude copywriting para aprender escrever persuasivamente, e encantar seu público com os textos do blog.

3 – Palavra chave na URL

como fazer seo on page 1 - Como fazer SEO no site – 7 passos efetivos e práticos

Sua palavra chave principal PRECISA estar na url, que é o link que levará ao seu artigo.

O Google gosta de URL´s amigáveis, então quanto mais curto seu link for melhor para o ranqueamento e também para o público.

Se você usar uma cauda longa como palavra chave principal, poderá ser necessário deixar a URL mais comprida.

 

4 – Meta Descrição

Meta descrição é aquele mini resumo do texto que é mostrado pelo Google quando fazemos uma pesquisa.

É uma amostra do que será encontrado dentro daquele artigo, e muitas pessoas escolhem o local que vão clicar justamente lendo esse resumo.

A palavra chave precisa estar na meta descrição, e também precisa conter um texto persuasivo/chamativo, pois será através dela que as pessoas resolverão se entrarão para ver o texto, ou não.

 

5 – Construção do conteúdo

seo on page no blog 1 - Como fazer SEO no site – 7 passos efetivos e práticos

É o principal item dentro do aprendizado de como fazer SEO no site, é a construção propriamente dita do conteúdo.

É importantíssimo que não tenha erros ortográficos, nem de concordância, nem falta de vírgulas e acentos.

Se você quer trabalhar com blog, mas tem problemas com o idioma Português, sugiro aprender mais sobre a língua antes de começar.

Outro ponto essencial é a coerência com o título e o tema proposto, ou seja, escrever mesmo sobre o assunto que se propôs.

Entregue informação de qualidade para seu público, sempre tomando cuidado em não fazer textos muito curtos, para que as pessoas não saiam muito rapidamente do seu blog.

Entre 300 e 2000 palavras é um bom tamanho, porém não existe uma regra, pois a quantidade depende na realidade do assunto em si.

Você precisa usar parágrafos curtos para facilitar a leitura do público, e também colocar sua palavra chave principal em alguns subtítulos (H2, H3, etc).

 

6 – Imagens

Outra prática essencial de como fazer SEO no site é colocar imagens para facilitar a leitura, quebrando o texto em pontos estratégicos.

Use sempre imagens de bancos gratuitos que são livres de direitos autorais,  não pegue imagens diretamente do Google para não ter problemas com os donos delas.

Coloque a palavra chave no texto alternativo da imagem (se puder coloque outras secundárias também) e também nomeie o arquivo da imagem com a palavra chave.

 

7 – Linkbuilding

como ranquear artigos 1 - Como fazer SEO no site – 7 passos efetivos e práticos

Meu último passo de como fazer SEO no site é a colocação dos links.

É preciso ter um link indo para um local de autoridade como o Google e os grandes portais de notícias (UOL, Terra, etc).

Isso é importante porque esses locais possuem grande autoridade, e ter um link apontando para eles, traz um pouco dessa autoridade para o seu blog.

Coloque também links para outros artigos dentro do blog, pois isso fará com que a autoridade da sua página passe por igual por todos os textos.

Essa prática chama-se “distribuir o juice” e é importante para ligar os assuntos dentro do blog, oferecendo uma navegação agradável e complementar para os leitores.

SEMPRE coloque uma CTA – Call To Action – Chamada para Ação no final do seu texto.

Isso quer dizer que você precisará informar para as pessoas o que deseja que elas façam quando terminarem de ler seu artigo.

Pode ser um link indo para a página de vendas de algum produto que você promove, ou enviando os leads para captura de e-mail com entrega de isca digital.

Seja qual for a ação, deixe ela bem explicada, pois os leitores não sabem o que devem fazer depois de ler um artigo, é preciso mostrar.

Desejo que esse artigo tenha conseguido tirar as dúvidas de como ranquear meu site no Google, e que você possa fazer artigos mais otimizados seguindo esses passos simples.

Eu fiz e indico o Curso SEO Sem Segredos. Se tiver interesse é só clicar aqui.

 

Um abraço e até o próximo post

 

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

error: Conteúdo Protegido!