Como reduzir o tamanho das imagens e melhorar a performance do blog

Uma das grandes preocupações que nós blogueiros precisamos ter quando elaboramos um post diz respeito às imagens que vamos usar. Elas precisam ser de boa qualidade, boa resolução, livres de direitos autoriais e não serem tão pesadas à ponto do blog não abrir em conexões mais lentas ou nos celulares.

Já parou para pensar no peso das imagens que você carrega no seu blog?

Muitas vezes achamos que basta reduzir o tamanho da imagem para que o peso dela diminua. Embora isso aconteça, nem sempre queremos uma imagem pequena. Eu, por exemplo, uso há algum tempo imagens grandes, acima de 800px de largura e uma imagem de 640px não satisfaz a minha necessidade.
Mas também não posso subir uma imagem que pese muito, e uma imagem grande chega facilmente a mais de 1mb de peso. Impraticável, né? Então, o que fazer?

Simples, querido leitor! Precisamos compactar a imagem.

Vem comigo, vou te ensinar um caminho bem simples!

Olhe essas duas imagens:

blogueira - Como reduzir o tamanho das imagens e melhorar a performance do blog
blogueira - Como reduzir o tamanho das imagens e melhorar a performance do blog
Nota alguma diferença entre elas? Percebe que são idênticas? Sim, são, #sqn

A primeira pesa 519kb e a outra, compactada, pesa apenas 90kb. Uma redução de 83%. Bom, né?

Isso acontece porque, na compactação, são retiradas informações desnecessárias da imagem. Não, não adianta tentar ler, é linguagem  que só robots entendem.

Para nós importa saber apenas como fazer isso. Vou te mostrar o passo a passo:

Para começar escolha a imagem que deseja testar. Pode ser foto de celular, de máquina, foto de sites de imagens. Escolheu?

Agora acesse este site: TinyPNG

Você verá esta página:

tinypng - Como reduzir o tamanho das imagens e melhorar a performance do blog
Clique no quadrinho pontilhado e carregue a imagem que deseja.

Assim que concluir clique em Download e salve onde desejar. Descompacte a pasta zipada e pronto, é só subir a imagem para seu post normalmente, como está acostumado. Ah, dá pra comprimir até 20 imagens (ou 5MB) de uma vez. Não é demais?

Uma dica importante é redimensionar a imagem antes de comprimi-la. Vejo muito blog por aí em que a pessoa sobe imagens direto da câmera, imagens imensas, que medem mais de 4000px de largura. Pra que isso, gente?
Redimensione sempre as imagens, para o tamanho mais adequado à largura de seu blog.
Mesmo que ele seja responsivo (como o meu) e as imagens sejam redimensionadas de acordo com a resolução de tela do leitor, ainda assim o peso permanece.
Então, nunca esqueça: antes de comprimir as imagens usando o site TinyPNG redimensione-as sempre!

Gostou da dica? Deixe um comentário! Irei adorar responder!

Um abraço e até o próximo post!

*Crédito das imagens: Pexels

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Olá!
    Confesso pra você que nunca pensei que existia uma necessidade de “diminuir” a imagem, acho que porque nunca tive realmente esse problema no carregamento, mas acredito que muitas pessoas podem ter. Dica muito interessante!

    Abraços

  2. Olá,adorei seu artigo e confesso que nunca prestei atenção a esses detalhes,me preocupava apenas com o tamanho.Muito grata pelas informações,que aliás já comecei a aplicar no meu blog.Abraços.

  3. Oi
    É fundamental ter fotos de qualidade e as vezes elas acabam perdendo um pouco.. Gostei da dica não o site…

  4. Mas que dica ótima! Gostei de saber. Muito importante não sobrecarregar o carregamento do blog pois pode impactar nas visitas e leitores.

  5. Oie, tudo bem? Que dica mais interessante. Realmente usar imagens muito grande ocupa bastante espaço. Costumo compactar quando lembro, se não vai normal mesmo. Um abraço, Érika =^.^=

  6. Oi,tudo bem ?

    Nossa esse post ajudou bastante ! Não sabia que precisava diminuir a imagem as vezes e etc. Sempre achei que deveriam ser grandes, mas percebi aqui que é uma ótima dica e super válida saber postar a imagem com o tamanho apropriado, dá um tom mais bonito a postagem.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

error: Conteúdo Protegido!