Qual a Vida Útil de um Post nas Mídias Sociais?
As mídias sociais são partes indispensáveis da estratégia de marketing do seu blog, mas você sabe por quanto tempo as suas postagens permanecem eficazes? Quantos dias ou minutos são necessários para que o seu conteúdo não apareça mais no feed do facebook ou instagram do seu leitor? 
Cada mídia social mantém a visibilidade das suas publicações por um tempo específico, e eu considero muito importante conhecer este período para entender a frequência que você deve publicar e como o seu alcance orgânico pode ser estendido para alcançar mais pessoas.
Assim sendo, vamos conhecer a vida útil das suas postagens nas mídias sociais.

Quanto tempo dura uma publicação no Facebook:

Em 2 horas e 30 minutos, uma postagem no Facebook atinge 75% de suas impressões máximas, e 75% do engajamento ocorre nas primeiras 5-6 horas. O feed de notícias do Facebook é cuidadosamente selecionado, o que significa que apenas uma pequena porcentagem de seus seguidores verá a sua publicação.

Vida útil de uma postagem no Instagram:

O tempo médio de vida útil do conteúdo do Instagram é de 48 horas, durante o qual a maioria das postagens recebe 75% do total de comentários; o engajamento diminui após a marca de 6 horas, mas pode ser estendido se a publicação receber muitos comentários, compartilhamentos e salvos, pois o algoritmo entende que a postagem tem um potencial viral e passa a exibi-la no ‘explorar’.

Vida útil média de um post no Twitter:

Um tweet tem uma vida útil média de 18 minutos. Por isso, a recomendação é publicar várias vezes ao longo do dia!

Vida útil de um vídeo no YouTube

Já no YouTube como podem ver, o tempo de postagem dura muito mais, sendo em torno de 20 dias. Isso quer dizer, que você tem um tempo mais hábil para realizar outra postagem, porém, vale ressaltar que, quanto mais atualizado, o engajamento com toda certeza sobe.


Quanto tempo dura um post no Pinterest:

Em termos de longevidade, o Pinterest ganha pontos acima de todas as outras plataformas sociais. Os pins de alta qualidade podem ser redescobertos e apresentados para outros usuários semanas, meses e anos após serem publicados, tornando essa plataforma uma aposta inteligente para o engajamento a longo prazo. Segundo o WebpageFX , a meia-vida de um pin – ou seja, o tempo em que recebe 50% de todos os cliques e visualizações – é de cerca de 3,5 meses.

E é por isso que eu amo o Pinterest!

O que ele pode fazer pelo seu blog:

  1. Enviar tráfego no piloto automático, sem que você fique horas e horas implorando por um clique.
  2. Trazer renda passiva todos os meses através de marketing afiliado e venda de produtos digitais na plataforma.
  3. Poderia ajudá-lo a construir um público envolvido e transformar o seu blog em um lucrativo negócio online.

O Pinterest é a fonte de referência nº 1 para o meu blog, acima do google, acima do Instagram, acima de tudo… a melhor notícia é que não passo horas e horas na plataforma toda semana!

No Instagram estamos tentando ganhar seguidores, curtidas e comentários, mas o Pinterest não funciona assim – ele funciona de maneira semelhante ao Google!

As pessoas estão no Pinterest para serem inspiradas, motivadas e encontrar soluções para seus problemas.

Além disso, essa plataforma facilita a viralização. 80% dos pins são repins. Pense comigo: Os pins têm a possibilidade de se tornar virais e gerarem tráfego no piloto automático porque, na maioria das vezes, os pinners (usuários do Pinterest) estão navegando em seus feeds e repinando coisas que veem e, portanto, estão divulgando seu blog – ou negócio – para você.

Publicidade gratuita e automatizada, com pouco ou nenhum esforça da sua parte. Legal, né? Toda vez que alguém salva o seu pin, também está expondo a todos os seus seguidores. Portanto, suas chances de alcançar novas pessoas diariamente aumentam bastante ao levar o seu conteúdo para o Pinterest!

Então, deseja saber mais sobre como usar o Pinterest a favor do seu blog?

Conheça o Manual do Pinterest

Neste e-book, mostro a você como usar o Pinterest para aumentar o tráfego do seu blog de maneira orgânica. Apresento as ferramentas de descoberta, que são os locais onde seus pins podem aparecer quando otimizados corretamente.

Também simplifico o conjunto de algoritmos e explico como eles trabalham para classificar e apresentar os conteúdos mais relevantes para todos os usuários. Esclareço a importância dos seguidores na sua estratégia e exponho como a construção de um perfil pensado na sua audiência deve ser feita.

Ainda abordo o impacto que uma imagem tem nas decisões dos usuários e os princípios básicos de design para web, tudo criado para melhorar a sua estratégia de marketing no Pinterest.

Como usar essas informações a seu favor:

Essas informações são um ótimo insight sobre a frequência com que você deve postar e o tempo que você deve levar para desenvolver cada tipo de conteúdo.

O Pinterest é um ótimo exemplo: como os pins  podem ser redescobertos e apresentados para outros usuários semanas, meses e anos após serem publicados, dedique tempo e cuidado ao desenvolvê-los. Use imagens atraentes, títulos e legendas altamente pesquisáveis ​​e verifique se os links que você está usando estão corretos e serão válidos por muito tempo.

Uma estratégia mídia social bem-sucedida visa atingir seus leitores:

  1. Poste nos horários ideais para seus seguidores;
  2. Verifique suas métricas para ver quais dias e horários estão recebendo mais interação;
  3. Poste de forma consistente e adequada para a plataforma que você está usando;
  4. E, o mais importante, torne o seu conteúdo fantástico – ele deve chamar a atenção e ser específico para seus leitores.

Tem dúvidas ou sugestões? Pode deixar nos comentários!

Um abraço e até o próximo post

18 Comentários

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  1. Eu amoooo Pinterest!! 😍 Mas fiquei chocada com o Twitter. Não sabia que era pouco tempo assim… Eu posto uma vez na vida e outra na morte! 😂

  2. Eu não sei usar o Pinterest ao meu favor,já até tentei sei que é questão de estudo,gostei muito do seu post,nunca tinha pensado em vida útil de post nas redes,adorei saber,se tiver um post seu sobre o pinterest para me ajudar seria ótimo.

  3. Oi,tudo bem ?

    Nossa, não tinha esse conhecimento sobre tempo de duração. Agora vejo o quanto conteúdo e o tempo dele nas redes são importantes para se engajar melhor as plataformas e público alvo de cada rede social.

  4. Não sabia dessa coisa de “vida útil” do post em cada rede social, achei mega interessante. Mais pessoas deveriam falar sobre isso ♥

  5. nossa muito interessante seu artigo, eu não tenho muita habilidade nas redes sociais e pior nem tempo, porisso dicas como essas são muito interessantes e uteis.ahraços.

  6. Oi
    Eu adorei o post muito informativo, eu.estou usando pinterest e realmente ele traz bastante tráfego para o blog..

  7. Olá,

    Nunca tinha parado para pensar na vida útil de um post nas redes sociais, então seu post já abrangeu minha visão sobre o assunto e me fez ficar mais atenta para lidar com elas no futuro. Confesso que não uso o Pinterest, mas parece ser uma rede que possa explorar bem mais. Arrasou no post!

    Beijos!

  8. Sensacional! Sempre que posto nas redes, especialmente em perfis profissionais, me pergunto sobre esse assunto. Postagem importantíssima, parabéns!

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