
Já ouviu falar da técnica do pomodoro? Em pleno século 21, cheio de afazeres e informações ao nosso redor, nós tentamos realizar mais atividades em menos tempo, não é?
Agora, antes de mais nada, vou lhe explicar o que é pomodoro.
Já viu aqueles reloginhos de tomate que sua mãe (ou avó) marcam o tempo enquanto esperam o bolo ficar pronto? (hoje em dia, não existem só de tomates, eu mesma tenho um de coruja rs)
Enfim, a técnica do pomodoro foi desenvolvida por Francesco Cirillo nos anos 80, porque ele procurava um jeito de aumentar sua produtividade nos estudos. Então basicamente, é um método de gerenciamento de tempo.
Ser mais produtivo é possível, veja como:
1. Liste as tarefas que tem que fazer no dia. (veja, nessa lista ponha somente as tarefas de nível médio a alto de dificuldade.)
2. Ajuste o pomodoro ou um cronômetro no tempo de 25 minutos.
3. Concentre-se na tarefa até o tempo acabar e o alarme tocar.
4. Faça uma pausa de 5 minutos.
5. Recomece outra vez.
6. A cada quatro pomodoros, faça uma pausa de 15 minutos.
5 razões para adotar o pomodoro:
1. Você fica menos ansioso. Quando você planeja melhor as tarefas, dá uma sensação de controle.
2. Você ficará mais eficiente. Com o tempo, o seu cérebro vai se acostumar e vai entender que, quando você limita a execução de uma tarefa a um período de tempo, você consegue realizá-la.
3. Sua vida será menos chata. Os intervalos ajudam você a respirar e a esvaziar a cabeça daquele assunto, assim, descansando seu cérebro.
5. Você vai errar menos. Os blocos de tempo também ajudam a conferir se o que você está fazendo está nos eixos.
Inimigos da produtividade
Antes de você adotar essa técnica, tenha em mente que tudo ao seu redor vai cooperar para te atrapalhar e tirar o seu foco. Sendo assim, exclua da sua vida:
1. Qualquer tipo de notificações. Se possível, deixe no modo avião.
2. Bagunça na mesa de trabalho e ao seu redor. Só embaralha mais a sua mente.
3. Barulho excessivo. Se possível, use fones de ouvido quando perceber que o barulho ao seu redor pode te atrapalhar.
4. Conversas longas nas pausas, no cafezinho. Deixe pra contar as grandes novidades mais tarde.
5. Reuniões longas e desnecessárias. Fale apenas o que realmente precisa ser dito.
3 razões para não pisar na bola
1. Não interrompa o ciclo de 25 minutos. Trabalhe na tarefa exaustivamente até o tempo acabar. Respeite o tempo e a técnica, se quiser ser mais produtivo.
2. Mesmo que falte um pequeno detalhe da tarefa para terminar, pare no tempo determinado e só termine no outro ciclo.
3. Nos intervalos de 5 minutos, aproveite para caminhar, se exercitar, tomar um café. Evite fazer as coisas de trabalho (obviamente né? rs). Tente esvaziar a sua mente. As pausas servem para recompensar o seu cérebro pelo tempo de trabalho focado.
E aí? Gostou dessa técnica de produtividade?
Alguns dizem para fazer esse ciclo quatro vezes e dar uma pausa maior de meia hora.
O importante é você realizar a tarefa em 25 minutos e dar uma pausa. Se a tarefa for extremamente difícil e você não conseguiu terminar em 25 minutos, dê ao seu cérebro a recompensa de descansar de 20 a 30 minutos. Se for uma tarefa mais mediana a leve, descanse somente 15 minutos mesmo.
Espero que esse conteúdo tenha sido relevante pra você.
Um abraço e até o próximo post!
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